Esgrima: 1896-1906

 1896 :

   As competições de esgrima foram realizadas no Zappeion, que foi construído com o dinheiro que Evangelis Zappas doou para reviver os antigos Jogos Olímpicos. Ele nunca tinha visto uma competição esportiva antes, ao contráriode outros esportes que apenas os amadores foram autorizados a jogar, os profissionais foram autorizados a competir na esgrima, embora em um evento separado.

   Quatro comeptições foram programadas, mas o duelo de espadas foi cancelado por razões desconhecidas. A disputa do florete masculino foi vencida por um francês, Eugène-Henri Gravelotte, que derrotou seu compatriota Henri Callot na final. As outras disputas foram vencidas por gregos.

 Os franceses Eugène-Henri Gravelotte e Henri Callot disputando a final.

 

 

1906 :

  Nas Olimpíadas de 1906, aconteceu oito modalidades da esgrima, todas masculinas, destas oito modalidades, três foram vencidas por franceses. Os franceses conseguiram cinco medalhas na esgrima, e o francês, Georges Dillon-Cavanagh ganhou dois ouros e uma prata, um destes ouros foi na modalidade espada por equipes, onde cinco atletas de cada país competem. 

Disputa de esgrima nos Jogos Olímpicos de 1906 no Zappeion.